Infra-estrutura

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento oferece instalações e pessoal destinados a apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão
A estrutura do Programa está associada aos Departamentos de Fitotecnia e Biologia Geral, que apoiam o Programa de Genética e Melhoramento desde sua criação, e laboratórios de outros departamentos coordenados por orientadores do Programa.
A seguir são descritas algumas das estruturas de pesquisa disponibilizadas ao PPGGM-UFV:

LABORATÓRIO DE BIOMETRIA (WWW.BIOMETRIA.UFV.BR)
O Laboratório de Biometria foi inagurado em 13/04/2012 em parceria com o laboratório de bioinformática. Está situado no Departamento de Biologia Geral (DBG) na Universidade Federal de Viçosa (MG).
É constituído de 35 computadores além do Laboratório de Processamento Biométrico (PROBIO) com 3 servidores de alto desempenho para análise genético-estatísticas.
Conta ainda com professores de genética, melhoramento e estatística e alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Objetivos:
Formar profissionais na área de Biometria e Melhoramento genético
Analisar e processar dados com ênfase no melhoramento genético vegetal
Promover o treinamento e qualificação profissional em temas de Genética e Melhoramento
Desenvolver e disponibilizar aplicativos computacionais para o ensino e aprendizagem de genética e de simulação, análise e processamento de dados.
O laboratório de biometria faz parte do BIODATA, que é a rede de pesquisa em biometria e estatística da UFV (http://www.ufv.br/dbg/biodata.htm)
Coordenação:
Leonardo Lopes Bhering – Professor Adjunto IV – Departamento de Biologia Geral. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
Cosme Damião Cruz – Professor Titular – Departamento de Biologia Geral. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A
Pedro Crescêncio Souza Carneiro – Professor Titular – Departamento de Biologia Geral. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D
Linhas de Pesquisa:
Biometria e Estatística Experimental.
Diversidade Genética
Genética Quantitativa
Análise Genômica de Espécies Vegetais em Cruzamentos Controlados.
Análise Genômica de População Exogâmicas.
Redes Neurais Artificiais no Melhoramento Vegetal.
Seleção Genômica Ampla no Melhoramento Vegetal.
Desenvolvimento de Aplicativo Computacional na Área de Genética Para Simulação, Análise e Processamento de Dados.
Desenvolvimento de Aplicativo Computacional na Área de Genética Para Ensino e Aprendizagem.

LABORATÓRIO BIOCAFÉ – BIOAGRO
Laboratório de Genética Molecular (BioCafé): composto por sala central para extração de ácidos nucleicos, preparo de reações e amplificação de DNA; sala exclusiva para eletroforese vertical; sala para eletroforese horizontal, sala exclusiva para manuseio e amplificação de RNA; sala para manuseio de microrganismos, sala para sequenciamento de DNA e copa para lavagem e esterilização de vidrarias e demais materiais utilizados em técnicas moleculares.
– Sala de computador: com espaço de trabalho para cinco computadores, sendo dois deles com acesso ao servidor da UFV.
– Campos e Fazendas experimentais de café e viveiro de café;
– Casas de vegetação climatizadas;
– Câmaras de temperatura e umidade controladas (salas de incubação de patógenos e inoculação de plantas com patógenos).
Equipamentos de médio e grande porte:
Autoclave vertical, balanças analítica e de precisão, bancada de fluxo laminar, câmara BOD, capela simples, centrífugas, cubas de eletroforese horizontal e vertical, liofilizadores, microscópio trinocular, microscópio invertido, espectofotômetro-nanodrop, PCR em tempo real, sistema de sequenciamento de DNA ABI (sanger), sistema de sequenciamento de DNA MiSeq Illumina (sequenciamento de nova geração), shaker com temperatura controlada, sistema de fluorescência p/ microscópio, sistema análise de imagem/computador, termocicladores, transiluminador (analisador imagem), ultrafreezeres -80ºC.

LABORATÓRIO DE VIROLOGIA VEGETAL MOLECULAR
O Laboratório de Virologia Vegetal Molecular ocupa todo o andar térreo do edifício-sede do INCT em Interação Planta-Praga (anexo do Bioagro), com uma área de aprox. 400 m2 incluindo dois gabinetes de professores, uma sala de bioinformática, almoxarifado, câmara com temperatura controlada para manutenção de colônias de mosca-branca, sala climatizada para o HPC cluster, e o laboratório propriamente dito. O laboratório dispõe de todos os equipamentos necessários para trabalhos de virologia convencional e molecular, com destaque para o sistema de computação de alto desempenho (“high performance computer cluster”) utilizado para análises de bioinformática. Além dos equipamentos do laboratório, os pesquisadores e estudantes possuem acesso à excelente estrutura de casas-de-vegetação, câmaras-de-crescimento e área de campo do Dep. de Fitopatologia.

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento
Edifício Arthur Bernardes, Subsolo, Sala 12 – Campus Universitário
CEP: 36570-000 – Viçosa / MG
Tel: (31) 3899 – 1419 – Fax: (31) 3899 – 2579

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress